terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A criança e o computador

A relação das crianças com o computador, é vista, muitas vezes, de maneira negativa. Mas esse vídeo nos dá respostas aos constantes questionamentos acerca desse tema. Tudo tem o seu lado positivo. E será que o lado negativo é culpa do computador ou da educação que essa criança recebe dos pais e dos professores?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Será o fim do impresso?


Vivemos em constantes transformações, assim, não é diferente com as mídias, elas mudaram e mudam conforme outras necessidades vão surgindo. Muitos questionam se um mídia acabará com a outra, mas, outro questionamento pertinente é: a internet acabará com o impresso? Creio que não, cada um tem suas particularidades.

O impresso antigamente tinha o papel de informar não importando a velocidade, pessoas passavam dias lendo uma revista e acham aquilo o máximo, era como se as notícias estivessem quentissímas. Porém com o surgimento da internet essa concepção mudou, ler uma revista de dias atrás é um horror, já que a net nos informa em tempo atual além de oferecer notícias e imagens de locais que nunca pisamos antes.
E aí, por causa dessa velocidade com que as informações chegam até nós, os impressos vão acabar? Essas duas mídias possuem amantes assíduos! Confesso que é muito bom essa velocidade, mas o prazer de ler um livro segurando-o nas mãos também é bom demais. Mas tudo isso é uma questão de gosto e necessidade!

Livro didático: verdade inquestionável?


O livro didático é um instrumento muito utilizado, muitas vezes o único instrumento de trabalho, única fonte de pesquisa e aprendizagem por professores e alunos. Mas será que ele é utilizado da melhor maneira?
O professor segue o livro didático rigorosamente, sem ao menos refletir como seria uma aula ministrada por ele sem esse instrumento. Os conteúdos deste extraídos são passados, na maioria das vezes, como verdade inquestionável. E aí, os alunos estão aprendendo ou memorizando? Como o professor segue o que tem em um determinado livro, o aluno faz o mesmo para se dar bem em uma prova ,por exemplo.

Talvez em tempos atrás essa "tática" funcionasse muito bem, mas os alunos de hoje não são os mesmos de outrem, que absorviam o que o professor falava segundo um livro como verdade única. Os alunos de hoje questionam e tem acesso a outras fontes de conhecimento, graças as tecnologias! Então os professores precisam se moldar a essa nova realidade e repensar os recursos utilizados. Será que ainda é válido usar o livro como único instrumento, sendo que hoje encontramos vários?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Os produtos


Os produtos produzidos pelos alunos da EDC287 foram muito bons. Apesar de todas as dificuldades, seja na produção ou na apresentação, cada um teve seus méritos. Foi o momento de utilizar o pouco que se aprendeu nas oficinas e também descobrir além.

O texto do grupo de internet sobre o Aquífero e a contribuição da metareciclagem para com a preservação deste foi muito interessante, além de possuir bastante links. O impresso foi um fanzine com diversas informações sobre sobre Pesquisa Científica. O programa de rádio abordou a temática da leitura digital e sua relação com a educação. E o vídeo valorizou a ciência e a tecnologia em geral e a produzida no Brasil.

Achei todos os produtos muito proveitosos para a nossa formação enquanto professores em utilizar novas maneiras de se aproximar mais do aluno "antenado nas tecnologias", e fazer com que este se interesse mais pelas aulas. Creio que funciona se utilizados de maneira apropriada para determinada ocasião.

sábado, 5 de dezembro de 2009

As oficinas



A proposta das oficinas de twiki, kino, inkscape e audacity, na EDC287, foi muito interessante. Nos permitiu enxergar várias possibilidades para utilizar esses programas na produção das diferentes mídias na sala de aula.

O twiki é um ambiente de desenvolvimento colaborativo na web, onde permite que pessoas em lugares distintos trabalhem na construção de determinados conteúdos. Através desta é possivel desenvolver documentos em formato de hipertexto através da web, tendo controle de acesso e edição. O kino é uma ferramenta para capturar, editar e exportar vídeo digital em vários formatos. O inkscape é um software livre para a editoração de imagens e documentos vetoriais. E o audacity é um editor de audio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons no formato WAV, AIFF, MP3 e OGG; edita músicas com possibilidade de cortar, copiar e colar recursos ou efeitos na gravação.

Nem todas estas oficinas agradaram todos os discentes da EDC287, talvez pelo pouquíssimo tempo em que elas ocorreram e dessa forma não foi possível compreender como utilizá-las devidamente, ou também pela falta de interesse que gerou em alguns. Mas é sempre válido manter-se informado sobre coisas novas, nem que seja o mínimo.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Parábola do fariseu e do publicano


Lucas 18,9-14 Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: "Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para a casa justificado, e o outro não. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".

Esta passagem da Bíblia diz respeito a importância de sermos humildes com Deus e com as pessoas no nosso dia-a-dia. Será que as pessoas soberbas e prepotentes agradam a Deus?
Deus abençoe!

domingo, 22 de novembro de 2009

Os seminários




Os seminários da EDC287 foram conduzidos de uma maneira, creio que para muitos, diferente de todos os que já apresentamos no nosso curso. Com uma maior valorização das discussões entre todos do que com conceitos. Se foi bom ou ruim? Depende do ponto de vista de cada um!

O tema de todos os seminários – impressos e educação, internet e educação, rádio e educação e tv e vídeo e educação – foram muito significantes para uma melhor compreensão da relação entre as mídias e a educação. Com as abordagens feitas pelas equipes e a discussão que cada uma delas proporcionou para que todos os colegas participassem e discutissem sobre como cada mídia é utilizada na educação e se as maneiras existentes são as melhores, fez com que todos, de algum modo, pensassem novas formas de utilizá-las em sala de aula e repensassem as já existentes.

E a grande questão ficou: será que uma mídia pode acabar com a outra? Creio que não, cada uma tem suas particularidades e seus fãs de plantão! rs



beeijo

sábado, 14 de novembro de 2009

O amor!



Sem amor, tudo é em vão...
Ótimo fds!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Criança vê, criança faz. Dê o exemplo!




Achei esse vídeo muito interessante por mostrar que a criança é o reflexo dos adultos, principalmente dos pais e dos professores. Então é necessário ter bastante cuidado com as palavras e atitudes, pois a criança os imita. A criança não faz o que você fala, mas o que você faz. Dê o exemplo!

sábado, 3 de outubro de 2009

Oração da Professora

Senhor! Deste-me a vocação de ensinar e de ser professora.
É meu compromisso educar, comunicar e espalhar sementes nas salas de aula da escola da vida.
Eu te agradeço pela missão que me confiaste e te ofereço os frutos do meu trabalho.
São grandes os desafios no mundo da educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar a cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestra e comunicadora. Dá-me paciência e humildade para servir, procurando compreender profundamente as pessoas que a mim confiaste.
Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.
Obrigada, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora hoje e sempre. Amém!


©2007 'Templates e Acessorios'