segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Livro didático: verdade inquestionável?


O livro didático é um instrumento muito utilizado, muitas vezes o único instrumento de trabalho, única fonte de pesquisa e aprendizagem por professores e alunos. Mas será que ele é utilizado da melhor maneira?
O professor segue o livro didático rigorosamente, sem ao menos refletir como seria uma aula ministrada por ele sem esse instrumento. Os conteúdos deste extraídos são passados, na maioria das vezes, como verdade inquestionável. E aí, os alunos estão aprendendo ou memorizando? Como o professor segue o que tem em um determinado livro, o aluno faz o mesmo para se dar bem em uma prova ,por exemplo.

Talvez em tempos atrás essa "tática" funcionasse muito bem, mas os alunos de hoje não são os mesmos de outrem, que absorviam o que o professor falava segundo um livro como verdade única. Os alunos de hoje questionam e tem acesso a outras fontes de conhecimento, graças as tecnologias! Então os professores precisam se moldar a essa nova realidade e repensar os recursos utilizados. Será que ainda é válido usar o livro como único instrumento, sendo que hoje encontramos vários?

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