quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Viva a metareciclagem


A sociedade capitalista nos impulsiona sempre a possuir o novo, o mais atual. Junto a isso presenciamos a popularização dos eletroeletrônicos e a rápida obsolescência dos modelos, o que gera o crescimento desenfreado do lixo eletrônico (e-lixo).

O descarte desses eletroeletrônicos causa problemas ambientais por possuirem metais pesados e conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor. Com isso alguns países já possuem legislações para que ocorra a diminuição, reciclagem e reutilização desses produtos. Contudo existem projetos que se preocupam não só com os problemas ambientais, mas com os problemas sociais também, são os projetos de metareciclagem.


Metareciclagem "é uma idéia sobre a apropriação da tecnologia em busca da transformação social". Então nos projetos de matareciclagem é oferecido a jovens carentes um bem bastante precioso: o conhecimento. Estes aprendem desconstruindo computadores usados para posteriormente construir, ou seja, aprendem além do ligar e desligar do computador, compreendem o seu funcionamento. Esta iniciativa proporciona a esses jovens além do acesso a essas máquinas e a apropriação desse conhecimento, uma oportunidade de emprego, o que é muito significativo para seu crescimento enquanto cidadão.
beeijo

0 comentários:


©2007 'Templates e Acessorios'