domingo, 13 de setembro de 2009

Software livre


Fiquei horrorizada quando soube detalhes sobre software proprietário. O utilizamos de maneira tão mecânica, estamos tão acostumados com os direitos reservados, que não paramos para refletir sobre o que está por trás dele e porque pagamos tão caro para possuir.
Quase sempre, é negada a maioria das pessoas o acesso à informação, tecnologia e conhecimento, isso são para poucos. Porém está realidade está mudando, e o software livre é uma prova disso. O software livre trabalha com a perspectiva de que o processo educacional tem que formar um cidadão para que ele seja produtor e não só consumidor de informações. Por isso possui as quatro liberdades: liberdade de uso para qualquer finalidade; liberdade de estudar o software; liberdade de alterar e melhorar e liberdade de redistribuir as alterações feitas.

O uso excessivo do Windows (software proprietário) faz com que ele seja, quase sempre, mais familiar. Por isso quando utilizado o Linux (software livre), este causa estranhamento, uma sensação de que não se sabe nada a respeito de internet. Isso porque os aplicativos do Windows parecem ser tão simples que não nos damos conta de que existem outros tão simples quanto. Porém a questão está no seu uso, constante ou não.

Ao contrário do que muitos pensam o software livre não está aí por questão de preço, mas sim de liberdade. Este software deve estar disponível para uso comercial sim, entretanto o seu diferencial consiste na disponibilidade do seu código fonte para todos os usuários, e estes podem alterar e repassar as modificações feitas. Desta maneira é construída uma inteligência coletiva. Além de toda esta liberdade e troca de informações entre as pessoas, o software livre possui maior segurança, ao contrário do software proprietário que deseja manter seus usuários acorrentados a constantes manutenções. E aí, você prefere ser prisioneiro ou livre?


beeeijo

4 comentários:

fernanda disse...

Jana de fato eu concordo com vc,os softwares proprietários não estão com nada.Imagina só tudo o que pode ser feito com uma tecnologia aberta que impulsiona a autonomia,o interresse e principalmente a liberdade cognitiva, além que o ambiente de participação coletiva e de aprendizado coletivo é uma experiência mais que favoravel para a educação.bj nanda ;)

Unknown disse...

Jana, a palavra certa é horrorizada mesmo! Fomos roubados quase até a alma. Ainda bem que o conhecimento nos liberta.
Agora, onde eu compro o software livre?
Acho melhor aprender a fazer um!

Yêda Maria disse...

Jana,

Primeiramente devo lhe parabenizar, porque seu blogue está muito lindo.
Segundo, as informações que vc coloca são imprescíndiveis para entendermos um pouco mais sobre software livre.
Eu não quero mais ficar acorrentada, mas confesso que não sei ainda como proceder para instalar no meu Pc. Estou com a mesma inquetação de Edmilton, se souber alguma novidade me fale viu!
Beijo!

Janaina Garcia disse...

Ed e Yêda, para maiores informações acessem: http://www.colivre.coop.br/

beeijo


©2007 'Templates e Acessorios'