terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inclusão digital?


O termo inclusão muitas vezes é confundido, propositalmente ou não, com o termo integração, porém existem diferenças relevantes. Aquele indivíduo que está incluído em algo se torna um sujeito passivo, só recebe informação; e um indivíduo que está integrado em algo se torna um sujeito ativo, produz conhecimento. Entretanto a inclusão digital ditada pelos governos e até mesmo por ONGs nada tem a ver com o conceito de integração digital que é ter capacidade de acessar, entender e produzir conhecimento.

Para que o termo inclusão digital fique mais claro é necessário observar os dois lados da sociedade. O filho do rico que já possui computador em sua casa desde sempre, tem acesso não somente a utilizar os programas, mas também sabe buscar naquela máquina algo que te interessa, sabe que possui uma multiplicidade de informações a seu serviço. Já o filho do pobre procura ONGs ou até mesmo pagam um curso de informática com muito sacrifício para ter qualificação e ingressar no mercado de trabalho, porém este individuo só tem habilidade técnica.

Os telecentros são vistos como a solução para o problema do acesso e da formação do individuo, mas na verdade o que os governos e ONGs no fundo desejam é ter reconhecimento. Essa inclusão é uma maneira de dizer que a sociedade esta mudando. Mas na verdade o que é feito dessa inclusão é apenas dar acesso e formação sobre técnicas de informática, sem que esse indivíduo produza conhecimento algum. Com tudo isso fica claro que só existe inclusão porque existe exclusão, uma exclusão tão cruel que quase não há pessoas que questionem seu verdadeiro sentido. Então o que nossa sociedade necessita é inclusão digital ou é integração digital?

beeijo

2 comentários:

fernanda disse...

Jana de fato a inclusão só existe para atender o mero capricho dos governantes e afins que podem lucrar com isso, como diz aquele velho ditado "em terra de cego,quem tem um olho é rei."
É mais que triste do que possamos pensar,pois se ouve-se uma verdadeira iniciativa este problema social estaria resolvido,mas o que falta é interesse.Os telecentros podem sim ajudar muito,mas se for por adestramento de uma inclusão mentirosa nada irá mudar,por isso acredito em integração,como vc citou jana.bj nanda (* _ *)

Bonilla disse...

Olá Janaína
gostei das reflexões, elas estão instigando os colegas a deixar comentários. Apenas sinto falta de links no teu blog, pois são eles que dão ao ambiente a característica hipertextual e o integram com o contexto das redes. Procure fazer isso. Também, traga para o debate outros temas, além daqueles tratados em aula.
abraço


©2007 'Templates e Acessorios'