quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Constantes transformações


A rapidez com a qual estamos vivendo fica complicado de atualizar e interiorizar todas as informações que nos chegam a todo instante. E estas acabam por se tornarem descartáveis, pois se encontram em constantes transformações. Como diz Lulu Santos “Tudo muda o tempo todo no mundo”.

A cada dia, o surgimento de novos aparatos tecnológicos, se apresentam de maneira mais veloz. Como nem todos tem acesso a todas as inovações ou não tem tempo de se atualizar em tudo, creio que é internalizado aquilo que é acessível e também o que mais convêm de acordo com as necessidades de cada um. Acredito que as transformações tecnológicas promovem exclusão, pois nem todos possuem grande parte das tecnologias, porém estas pessoas podem sim se incluir. Um exemplo é o grande número de lan houses que estão aí para atendê-las e muitas delas já as utilizam com frequência. É difícil nos dias de hoje encontrar alguém que não possua Orkut e MSN, até mesmos algumas pessoas mais velhas! E quem não tem celular (mesmo aqueles que não possuem TV, rádio e câmera)?

Os ciberespaços proporcionam comunicação direta e troca de informações entre os usuários, ou seja, propaga informação de todo o tipo. Pierre Lévi em seu livro Cibercultura afirma que “Com essas tecnologias intelectuais, sobretudo as memórias dinâmicas, são objetivadas em documentos digitais ou programas disponíveis na rede (ou facilmente reproduzíveis e transferíveis), podem ser compartilhadas entre numerosos indivíduos, e aumentam, portanto, o potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos". Então só nos resta continuar navegando para acompanhar essas inovações, pois não voltaremos mais a pisar em terra firme, onde o conhecimento era ditado e não compartilhado (por isso transformado).

beeeijo

0 comentários:


©2007 'Templates e Acessorios'